8 coisas que você precisa saber de Vale Dicere antes da estreia da nova temporada.

ATENÇÃO: A Cópia e reprodução deste conteúdo fora da plataforma Cyber TV sem autorização prévia da administração, é proibida e viola os direitos legais do autor.

Olá, querido leitor! Nesse chamadão de hoje, vamos te mostrar alguns conceitos que vocês precisam saber antes da estreia da nova temporada de Vale Dicere nesta Terça às 23h.

Se você nunca leu a história nenhuma vez, é o primeiro acesso que você terá à obra. Fique ligado nessas primeiras dicas.

 

1- A primeira temporada de Vale Dicere estreou em 2018 originalmente por um fórum hispânico chamado Portal Glook 

Exatamente isso, Vale Dicere, apesar de ser uma trama genuinamente brasileira foi publicada em um fórum internacional pela primeira vez, mas no mesmo ano conseguiu uma exibição no Brasil pela Web TV.

Sobre a história…

A primeira temporada da trama basicamente é o estilo de séries “clássicas” de terror com muito gore, ação e um vírus incontrolável desencadeado por uma poderosa organização científica britânica que é gerenciada pelo perverso Dr. Addan Melvick.

Em 11 capítulos, podemos ver o desenvolvimento dos personagens que acabaram conquistando o carinho do público ao decorrer do tempo, o que nos faz torcer por eles e nos entristecer ao ver um deles partir.

A escrita da primeira temporada é “diferente”, o autor mistura roteiro com literário, um formato que é muito comum nos países da América Latina, mas não são utilizadas aqui no Brasil. A princípio a trama foi muito criticada justamente pela formatação de escrita, mas que depois deu “a volta por cima” ao ver que a história possui uma mitologia própria.

2. NUNCA JULGUE UMA SÉRIE PELO GÊNERO

Há quem ame e há quem odeie, mas 90% das pessoas que optaram por “não ler” Vale Dicere foi justamente pelo gênero. A pegada terror apocalíptica com um vírus mortal pode ser vista com “maus olhos” diante de uma parcela do público, porém o autor já deixou bem claro em várias entrevistas que as web-emissoras já fizeram pra ele “Acontece que as pessoas tem preconceito pelo gênero ou pela escrita e não procuram dar uma chance pra ler a história. Quando essas pessoas tirarem a venda dos olhos e começarem a abrir a mente para tramas mais diferenciadas, eles vão entender”. Disparou o autor Melqui Rodrigues.

3. É A WEB-SÉRIE BRASILEIRA MAIS VISTA NA REDE HISPÂNICA

Sim, pela ironia do destino, Vale Dicere tem um público muito cativo no exterior, principalmente em países como México, Colômbia e Estados Unidos. No Brasil também não fica pra trás.

4. JÁ POSSUI MAIS DE 30 PRÊMIOS AO REDOR DO MUNDO.

Mesmo com as duras críticas do público (que sequer leu) da primeira temporada, a série conseguiu se destacar na temporada de premiações no final de 2018 e início de 2019. Seu primeiro grande prêmio de prestígio foi no Morticia Awards na Romênia onde foi eleita a melhor série da América Latina em 2018. Sua temporada 2 conseguiu ainda mais títulos, totalizando mais de 30 prêmios e 4 vieram de premiações internacionais.

5. A 2ª TEMPORADA FOI ALTAMENTE ELOGIADA PELA CRÍTICA E PELO PÚBLICO.

Após ter colhido os frutos da primeira temporada, uma segunda parte da série era quase inevitável, então a Cyber TV adquiriu os direitos para continuar a publicação da trama e o que vários críticos e até mesmo leitores assíduos comentaram foi justamente da evolução que a série teve de uma temporada pra outra. Escrita, história, construção de personagens… “Você tornou a história muito mais envolvente”- disparou o autor Hugo Martins ao acompanhar a temporada 2.

A trama também foi a série mais vista do segundo semestre de 2019 na Cyber TV alcançando a liderança durante quase toda a sua transmissão e alcançava entre 10 e 11 pontos com facilidade. No Portal Glook, a rede hispânica, a temporada 2 que apesar de estar “em hiatus” no momento, estreou por lá com 47 pontos de média e 64 de pico (essa foi a maior audiência de estreia da história daquele canal).

6. QUEM MORREU?

Não se preocupe, não daremos spoilers aqui. Mas uma coisa que você “precisa” saber mesmo que você não tenha lido sequer um capítulo, mas considere um fator de motivação para começar e continuar lendo foi o recurso do “Quem morreu” utilizado na segunda temporada.

É comum em séries ou filmes do gênero slasher, temos o famoso “Quem matou”. Mas aqui tivemos algo diferente, sabíamos quem era o assassino, mas não sabíamos quem iria morrer. O autor precisou fazer um recurso de narrativa que foi usada por ele somente uma vez pra poder adaptar na série e o resultado vocês terão que ler pra descobrir.

7. O FINAL DA SEASON 2 FOI ACLAMADO PELA CRÍTICA E PELO PÚBLICO

Quem acompanhou o final da Season 2 de Vale Dicere viu o tremendo giro que a trama deu em vista do que vimos na primeira temporada. O episódio 13 da segunda temporada intitulado “Bodas de Sangue” não só foi impactante como também teve vários momentos de reflexão, como frases e poemas ditos pelo narrador enquanto os eventos aconteciam. O final da temporada alcançou notas altíssimas e no twitter alcançou a incrível marca de 100 mil impressões (não é bait, acredite).

8. A TERCEIRA TEMPORADA ESTREIA NESTA TERÇA.

A season 3 da série que, segundo o autor, se chamará “arco fúnebre” estreia nesta Terça e terá apenas 9 episódios. Será a temporada mais curta até agora, então corre pra maratonar.

 

AINDA NÃO TÁ CONVENCIDO (A)? DICAS PARA VOCÊ ABRIR A SUA MENTE.

► A primeira temporada tem uma escrita bem mais “inferior” com problemas de pontuação e tempo verbal, os diálogos funcionam como roteiro, mas… Concentre-se no “miolo” da história e principalmente nos personagens. O gatilho pra você que começou a ler a primeira temporada continuar, está no Episódio 04: “Emily”. Anote essa dica!

A primeira temporada tem 11 capítulos, entre 11 a 15 páginas cada um, dá pra ler dois por dia.

► A segunda temporada é bem mais complexa e o enredo é “superior” à primeira. Diferente do que vimos na primeira temporada, o autor trabalhou de uma forma diferente na Season 2 transformando a trama mais “poética” com inclusão de arcos  políticos e desenvolvimento dos personagens sem necessidade daquela “poluição visual” no texto. O “Quem morreu” é o principal motivo para ler a segunda temporada.

Bom, e é isso. Se com todas essas dicas, você ainda não se convenceu em começar a ler hoje mesmo… Só nos resta agradecer pelo seu tempo.

 

Até amanhã às 23h aqui na Cyber TV.

POSTADO POR

Produção Cyber TV

Produção Cyber TV

Conteúdos originais Cyber TV

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on tumblr
  • >
    Rolar para o topo
    Suporte Cyber TV
    Precisa de ajuda?
    Olá! Bem vindo(a) a Cyber TV.
    Como podemos lhe ajudar?