Anti-Herói – Episódio 10

CONTINUAÇÃO DO EPISÓDIO ANTERIOR

SEGUNDO ATO

NILO
(V.O)
Às vezes, também sinto vontade de promover um inferno na vida de alguém…

FADE IN

CENA 17 INT – METRÔ CARIOCA – NOITE

SET de filmagens montado. Funcionários se apressam; Marcos traja roupas amarrotadas, e é maquiado ali mesmo, fazendo parecer que está suado. Jack conversa com uns caras mais adiante. Um deles (BETÃO) parrudo, mal encarado, moreno e por volta dos 50 anos.

BETÃO
A segurança foi reforçada. Ninguém entra nem sai.
Que esse ator tenha mais sorte que os outros.

JACK
Temos que manter isso aí, viu? Depois se ele quiser morrer, morre.

Jack vai em direção ao pessoal, bastante eufórico.

JACK
Os dois
atores podem ir para a plataforma. Quero ação, hen, gente!
(fala alto) Você aí, já cuidou do painel? A WebTV tá pagando alto nesse patrocínio, hen.
(bate palmas) Vamo que vamo!

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

CENA 18 INT – GRAVAÇÃO / METRÔ CARIOCA / PLATAFORMA – NOITE

A cena é uma continuação da CENA 2. Marcos com a arma empunhada, deixa os corpos dos dois bandidos estirados ali, atravessa a catraca e segue pela rampa. Temos uma visão ampla da área de baixo, com quadros e outros acessos.

Marcos alcança um CORREDOR, repleto de quiosques cobertos por lonas pretas, e lojas fechadas. Dois sujeitos somem por outra catraca.

Nenhum guarda. Silêncio perturbador. Marcos continua seguindo seu caminho, atento. Bilheteria vazia. Uma conversa pode ser OUVIDA.

BANDIDO #3
(O.S) Se não deram jeito nele, já já ele pinta aí.

BANDIDO #4
(O.S) Vo dar logo um teco certeiro, cumpadi. To morrendo de fome.

RISOS.

Marcos caminha vagarosamente, quando tem uma boa visão dos bandidos. Infelizmente, os caras percebem /

BANDIDO #3
OLHA ELE! MATA, MATA!

E ATIRAM em sua direção. Marcos desvia rapidamente, se atrapalha com a lona do quiosque, mas ACERTA dois tiros neles. Os bandidos cambaleiam e caem mortos. PASSOS vindo das escadas, logo adiante da bilheteria. Marcos se mostra encurralado. CORRE na direção da escada oposta.

Forte clima de ação. CAM segue pelas costas do protagonista, enquanto ele vai subindo as escadas. Assim que se aproxima de um imenso painel dependurado no teto, NILO SURGE e puxa-o pelo braço.

É quando uma EXPLOSÃO derruba o painel, [efeito câmera lenta] Marcos e Nilo voam do alto da escada. [fim do efeito].

Batem no chão, cheios de poeira. Entreolham-se, atônitos.

FADE OUT

FADE IN

CENA 19 INT – GRAVAÇÃO / METRÔ CARIOCA / CORREDOR – NOITE

Continuação imediata da cena anterior.

JACK
CORTA!

APLAUSOS dos diretores e o pessoal da câmera. Nilo e Marcos se levantam, sem entender.

JACK
Magnífica atuação de ambos! Que precisão! Que força de expressão, Nilo!

NILO
Do que cê tá falando, Jack? Eu recebi um SMS avisando /

JACK
(por cima)
Que alguém tentaria matar o Marcos com uma bomba? (ri com os outros)
E você veio prontamente salvar o dia! (toca o ombro do Nilo)
Isso prova que o herói que existe em você nunca vai morrer, garoto.

Nilo, mãos na cintura, encara-o chocadíssimo. Não se aguenta; acerta um SOCO na cara dele. Pessoal sem ação. Nilo segura-o pelo colarinho.

NILO
Cê tá achando que a vida das pessoas é brinquedo pra tu fazer essa merda, Jack?
(boca de Jack sangra) Dois atores morreram em cena e você faz essa piada comigo?
JUSTO COMIGO?

Nilo larga-o, fazendo-o ser amparado por Betão.

BETÃO
Escuta, garoto, essa foi a forma que ele encontrou de reaproximar a sua figura à mídia /

NILO
Não! Essa foi a forma que ele encontrou de reconquistar as pessoas
que não ligam mais pra essa bosta de filme! (aponta o dedo pra um Jack assustado)
Nunca mais faça isso comigo, ou esse filme não sai nunca mais!

Nilo dá as costas, revoltadíssimo. Jack atrás, abalado.

JACK
Nilo, por favor, vamos conversar. Olha, eu juro que…
que não queria te magoar. Esse filme é importante pra mim, Nilo!

Enquanto ele vai falando, Nilo segue com aquela cara de raiva, até que ele para, pensativo.

= = FLASHBACK = =

CENA EM QUE MONI ALERTA SOBRE VINNIE

MONI
[…] Vou te passar a letra: melhor tomar cuidado com
acessos de raiva em público. Vinnie gosta de quem você gosta. Senão,
(imita uma arma com a mão) pow! (assopra o dedo como se fosse o cano da arma).

= = FIM DO FLASHBACK = =

Nilo se volta, Jack se assusta.

JACK
Cê precisa me entender, Nilo /

Jack continua falando qualquer coisa, enquanto Nilo olha para todos adiante, até dar de cara com um sujeito mirando uma pistola no alto da escada. Nilo é rápido e se joga sobre ele. O TIRO acerta de raspão o braço de Jack, que urra de dor.

Ambos vão ao chão. Todos se apavoram. O bandido sumiu.

NILO
(sarcástico / sério) Isso também tava no script, Jack?

Jack nos braços de Nilo, em pânico.

FADE OUT

FADE IN

SONOPLASTIA: Painkiller – Three Days Grace

Takes aéreos da cidade amanhecendo. Buzinas e falatórios permeiam o cenário, e é quando a CAM encontra uns caras coordenando as vans de transporte alternativo nas principais vias do Centro.

Corta para uma estreita e simpática rua. CAM enquadra a fachada da MANDRAKE PUB /

FIM DA SONOPLASTIA

CENA 20 INT – MANDRAKE PUB / ESCRITÓRIO – DIA

Rafael, desassossegado, diante de Vinnie.

RAFAEL
Eu ouvi, Vinnie. Alguém bateu pro Nilo que o Moreira era o alvo!

Vinnie sentado e com a perna sobre a mesa.

VINNIE
Parece que temos um curioso entre nós…

RAFAEL
Com certeza! Deve ter alguém dentro de Valquíria servindo de leva e traz.

Em Vinnie, esperto.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

No rosto de Valdete, passando batom cintilante.

CENA 21 INT. – CASA DE RAUL / QUARTO – DIA

CAM se afasta, a garota ajeita os cabelos crespos e levanta os seios do decote. Com uma blusa vermelha, calça jeans e sapato alto, ela vai até a cama e apanha a bolsa. SAI.

CENA 22 EXT. – MORRO DE VALQUÍRIA / BAR – DIA

Raul tomando uma cerveja, vendo os caras jogando sinuca. O cara que flagrou Valdete com Butuca (CENA 9) acaba de dar uma tacada, comemora e depois vai até o balcão.

HOMEM #1
Fala aí, Raul! Novos negócios lá com a Vasco?

RAUL
Nem. Só os mesmos. Por quê?

HOMEM #1
(malicioso) Ué, vi a sua mina de conversa com o Butuca. (Raul estranha)
Pensei até que ia rolar churrasco na laje e tu não ia convidar os amigos aqui.

Raul desgruda do balcão, já com aquele olhar ressabiado.

RAUL
Que cê tá falando aí, mermão?

HOMEM #1
Ah, tá de sacanagem? Foi hoje cedo, cumpadi. (olha para fora da tela)
Olha lá! Num é a sua mina indo ali?

Raul vê Valdete descendo o morro toda pomposa, cumprimentando os homens. Mal chega na porta, celular TOCA. Raul apanha do balcão e atende.

RAUL
Fala aí, chefin! Qué que manda? (expressão de raiva)
Tô entendendo sim…Xá comigo que verei isso agora.

Raul desliga o celular mirando na direção que Valdete seguiu.

CENA 23 INT – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Nilo ao telefone, acaba de sair da área de serviço.

NILO
Desculpe, Emília. Tive um sério imprevisto. (T)
Claro, eu tenho um trabalho para fazer na rua. Posso dar um pulo aí.

Quando termina de falar, Nilo dá de cara com Jack, de ombro enfaixado e boca marcada pelo soco, a uma certa distância no corredor. Nilo desliga o celular. Ambos se encaram. Nilo se aproxima, Jack se afasta, temeroso.

JACK
Nilo…Eu vi te agradecer /

NILO
To de saída.

Nilo tenta seguir, mas Jack se põe na frente, com o medo estampado na cara. Lila, Roger e os demais observam, curiosos.

JACK
Por favor, Nilo. Te peço uma chance. Eu poderia nem ter vindo,
poderia tá pouco me importando /

NILO
(por cima) Mas é claro que você se importa, Jack. É o seu filme,
a sua credibilidade, o seu nome que estão em jogo. (sarcástico)
Como não se importar, não é?

JACK
Nilo, eu vim porque eu entendi que fiz errado. Eu fiquei mal por ontem.

NILO
Você só pensa nos lucros! Tá mal assim porque sabe que depois do
que tu fez ontem, capaz de nem indenização você receber pela quebra de contrato.

Jack arregala os olhos, preocupado. De surpresa, Jack abraça Nilo fortemente, que tenta se desvencilhar.

JACK
Nilo, pelo amor que cê tem a Deus, me perdoe, mas não faça isso comigo!

NILO
Jack!

Nilo se desvencilha, mas agora Jack se mantém perto.

JACK
Eu sou tipo aquele garoto que sonhava em ver um crossover do
Batman e Superman. (T) Eu só queria ter um herói real no meu filme.
(olho no olho) Você é esse herói.

Roger limpa os olhos, emocionado. Nilo põe as mãos na cintura, bufa.

NILO
Faz como achar melhor.

Nilo SAI batido, Jack suspira, aliviado, sem acreditar. Vai até Lila.

JACK
Cê viu isso? O nosso garoto tá firme com a gente!

LILA
(séria, olhar fuzilante) Tu tem sorte, Jack. Já que a autora do livro sou eu.

Lila SAI, deixando Jack sem graça.

CENA 24 EXT. – MORRO DE VALQUÍRIA – DIA

CAM segue Valdete pelas ruelas. Os caras passam de moto, buzinam, mexem com ela. A garota sorri, toda malandra.

Em um certo momento, Valdete entra num beco. Tempo. Raul aparece, olha ao redor. Entra.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

GEMIDOS no alto de uma escada.

CENA 25 INT. – MORRO DE VALQUÍRIA / GALPÃO – DIA

CAM encontra, através de uma fresta, Valdete e Butuca se pegando. Butuca quase tirando a blusa da garota. CAM ENTRA no local, vai com tudo pra cima de Valdete. É Raul puxando a garota, que leva um SUSTO.

VALDETE
Raul?!

RAUL
Cachorra! E nem pra esconder direito.

BUTUCA
Que isso, irmão? Essa área aqui já é da Moni /

RAUL
O meu papo é com essa traíra aqui! Vai ter a lição que merece.

Valdete é rápida: chuta Raul por entre as pernas, que urra de dor e cai de joelhos. Valdete VÊ DOIS CARAS do lado de fora, Butuca faz sinal para a outro lado.

Corta para o EXTERIOR

Onde Valdete, com os sapatos na mão, salta pelas lajes, atravessando as casas dos moradores, assustados. Dois tiros cortam o cenário e atingem a caixa d’água. Os caras indo atrás.

Corta para um morador

Delimitando uma área, com estacas de madeira, para separar o terreno.

VOLTA em Valdete

tentando encontrar o caminho para descer, acaba dando de cara com Moni, saindo da cobertura da casa.

MONI
Já num falei pra tu que pra falar comigo cê tem que mandar recado, sua puta?

VALDETE
Não, Moni, o Raul descobriu tudo! Ele tá atrás de mim, eu preciso sair daqui!

MONI
Vo te ajudar nessa.

Moni aponta sua pistola e ATIRA contra a cabeça da garota. Valdete cambaleia e DESPENCA do alto da laje.

Moni se aproxima da beirada e tem uma visão privilegiada: Valdete com a testa furada e o estômago rasgado pela estaca de madeira. Moni gargalha.

MONI
Que queda, bicho! Agora tu fica quietinha aí que eu vo dar os pêsames pro Butuca.

Moni saca o celular. Disca.

MONI
Aí, Butuca, manda os caras vim fazer a limpa aqui.
E arruma outra girl. Dessa vez, mais safa.

E ela some da tela, aos risos.

FADE OUT

FADE IN

CENA 26 INT – CRACHÁ VERDE / LABORATÓRIO – DIA

Emília anotando algo em sua prancheta ao lado de uma funcionária. Nilo aponta da porta, abre os braços e sorri.

NILO
Enfim, cheguei!

EMÍLIA
Nilo! Tenho uma grande novidade!

Emília logo se apressa a pegar uma seringa contendo um líquido verde. Põe bem na frente de Nilo.

EMÍLIA
Sabe o que é isso aqui?

NILO
(arrisca, debochado) Kryptonita?

EMÍLIA
Bem capaz (risos). Isso é a fórmula que poderá salvar as vítimas da DP!

NILO
Sério? Quer dizer que agora…

EMÍLIA
Só falta a cobaia.

RAFAEL
(O.S) Eu ouvi “cobaia”?

Rafael apoia a mão sobre o ombro de Nilo, que não gosta. Encara o investigador, que esbanja simpatia forçada.

CENA 27 INT – HOSPITAL CENTRAL / QUARTO – DIA

Moreira de pé, arrumado e cumprimentando Lila.

MOREIRA
Agradeço imensamente a confiança, Lila. E claro, toda a assistência
enquanto estive internado. Pra mim foi uma honra receber a atenção
da minha escritora preferida.

LILA
O senhor é mais fã do Nilo que eu sei.

MOREIRA
Ah, não seja ciumenta!

Ambos riem.

MOREIRA
Sabe, agora que eu sei que vocês são agentes secretos e
que estão investigando a droga DP, posso entender algumas coisas.

LILA
Que coisas?

MOREIRA
Que Nilo estava no laboratório na noite do crime, certamente, investigando.
Por isso não podia revelar que matou Vince Lemos nem mesmo em legítima defesa.

Baque em Lila, mas ela consegue manter a pose.

LILA
Claro…Certamente.

MOREIRA
Fico feliz que agora vamos trabalhar juntos. Sigilosamente.

O delegado sorri, sem perceber a tensão em Lila.

FADE OUT

FIM DO SEGUNDO ATO

ATO FINAL

FADE IN

CORTA PARA os takes rápidos da cidade. O sol se põe, luzes em torno do bairro central. Fluxo intenso nas principais ruas.

CENA 28 EXT – PRÉDIO ONDE MORA LILA E NILO – NOITE

Fachada. Prédio bonito, azul e branco. Varandas grandes coladas umas nas outras e sem grades. SOM da campainha.

CENA 29 INT – APTº DE ROGER / SALA – NOITE

Roger deixa Nilo entrar e fecha a porta rapidamente.

ROGER
Chegou em boa hora, vem assistir comigo.

Roger puxa Nilo e ambos se sentam em um espaçoso sofá marrom, diante da TV, onde está passando uma trama.

NILO
Preciso falar contigo, Roger. É coisa séria.

ROGER
(olhar vidrado na tela) Coisa séria é a minha minissérie favorita.
Hoje é o último episódio de Garotas do Rio. Nada pode ser mais importante.

NILO
Eu lembrei quem me levou pra Valquíria.

Roger encara-o, extasiado. Apanha o controle e desliga a TV.

ROGER
Eu posso assistir no WebTV play depois. Fale tudo.

NILO
Foi o Rafael que quis me matar, Roger.

ROGER
Rafael? O da polícia? Irmão da Emília?

Nilo confirma com a cabeça, preocupado.

ROGER
A gente tem que falar com a Emília, brother! Por que raios ele ia querer te matar?

NILO
É nisso que eu conto com você, Roger.

ROGER
Conta comigo?

NILO
Se Vinnie e Moni descobriram o que aconteceu naquela fatídica noite,
é porque ambos tem um informante. (CLOSE nele) A sua missão é ficar
na cola do Rafael.

Roger se anima, pondo as mãos na boca, como quem não acredita.

CENA 30 INT – REDAÇÃO NOVO DIA / ELEVADOR – NOITE

Paulinha e Murilo acabam de entrar, Murilo aciona o botão T para o térreo. O elevador desce, mas para na metade.

PAULINHA
Ah, era só o que faltava!

Murilo aciona outros botões aleatoriamente, até apertar uma tecla e o elevador funcionar.

MURILO
Vamos ter que atravessar o estacionamento.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

A porta do elevador abre, Paulinha e Murilo saem PARA O ESTACIONAMENTO, enquanto conversam.

PAULINHA
Eu ainda to mal por aquela matéria que escrevi.

MURILO
A culpa não foi sua, Paulinha. Na verdade, acho que exagerei.
Em partes, claro. Levei pro lado pessoal.

Ambos atravessam uma fila de carros.

MURILO
Mesmo assim, foi um erro da Amora. Ela não mede consequências
para derrubar o Nilo e toda Carioca News. Parece que agora tá pior do que nunca.

PAULINHA
Nilo tem grandes inimigos, né? Você acha que o Vinnie é um fã obsessivo e,
por isso, ele mata os protagonistas do filme?

MURILO
Isso explica porque ele ainda não matou todo esse jornal.

PAULINHA
Deus nos livre! Nessas horas que dou graças a você por ter desistido
de entregar o Nilo de bandeja pra Amora. Imagina só se ela soubesse que
você tem um trunfo contra eles, hen? (ela para diante dele) Quer dizer,
você não tem, né? Jogou fora?

Murilo hesita. Paulinha não acredita.

PAULINHA
Murilo, eu sei que você não quer entregar o Nilo,
então porque ainda não jogou aquele vídeo fora?

MURILO
É claro que mandei pro lixo. (desconversa) Vambora? To cansado.

Murilo sai na frente. Paulinha, desconfiada, vai atrás. CAM não acompanha e flagra Thales dentro do carro, esperto.

CENA 31 EXT – MANDRAKE PUB – NOITE

Letreiro iluminado, gente bem arrumada chegando ao local.

CENA 32 INT – MANDRAKE PUB / SALÃO – NOITE

Música ambiente. Homens e mulheres bebendo e conversando animadamente. Grupos jogando poker, mesas repletas de fichas e bebidas. Uma mulher vibra e leva todas as fichas.

Por ali estão Vinnie e William observando o movimento.

WILLIAM
Já pensou o que vai fazer quanto a Moni Vasco? Ela agora tem um certo interesse no Nilo.

VINNIE
Nós dois sabemos que interesse é esse, meu amigo. Ela quer o que é meu, portanto…

Vinnie chega ao balcão e o garçom prontamente serve uma vodka.

VINNIE
Obrigado. (bebe um gole) Ela terá o que é meu.

WILLIAM
Não entendi.

VINNIE
Ela será mentora dos meus mais belos feitos. (sorri, sagaz)
William, meu querido, aquele rapaz que contratou para apimentar
as gravações de Jack Freitas está disponível?

William sorri, cúmplice.

CENA 33 EXT – PRÉDIO ONDE MORA LILA E NILO – NOITE

Nilo vem lá de dentro curioso e com cara de poucos amigos para alguém fora da tela. Abre o portão.

NILO
Veio fazer o quê aqui?

Diante dele, Marcos Jones, demonstrando simpatia.

MARCOS
Esclarecer aquele mau entendido.

NILO
(verifica os arredores) Cadê o Jack? Se isso for outra gravação /

MARCOS
(por cima / leva as mãos para a frente) Eu não vim aqui para apanhar,
não sou maluco. Sério. (T) Eu não compactuo com as maluquices dele, Nilo.

NILO
(irônico) Não me diga?

MARCOS
Olha, Jack é excêntrico, metido a gênio da sétima arte, um estúpido criativo e,
ao mesmo tempo, plagiador, mas estúpido.

Nilo se surpreende.

NILO
E mesmo assim você vai continuar no filme?

MARCOS
Antes pela grana, agora também pela experiência incrível de ter visto
a pessoa que eu interpreto dando uma lição no Jack.

Ele ri e acaba fazendo Nilo rir também.

NILO
Fiz o melhor que pude.

Ambos riem novamente. Marcos estende a mão.

MARCOS
Então, tudo bem entre nós?

Nilo ainda hesita, mas cumprimenta e ambos se abraçam.

MARCOS
Bom, agora tenho que ir. Amanhã tem gravação cedo na Igreja da Candelária.
Reze…por tudo.

Risos. Marcos vai até sua moto, põe o capacete e sobe. Nilo observa ele partir.

Assim que Nilo vai dando as costas, CAM se aproxima em tom de suspense. Nilo saca e se volta rapidamente, pegando um sujeito pelo pescoço e prensando contra a grade da portaria. Trata-se de um homem de uns 35 anos, branco e barbudo. Reconhecemos ser o mesmo que atacou Jack.

HOMEM #2
Calma aí, parça, pega leve aí!

Nilo é pego pelo pescoço por outro sujeito, imobilizando-o.

HOMEM #2
Relaxa aí, que eu só vim te passar a real. Tentaram apagar o diretorzinho lá,
mas um dia será a tua vez, herói.

NILO
(sarcástico) Veio marcar uma data?

HOMEM #2
Olha o deboche do cara, parça!

O homem #2 acerta um SOCO em Nilo. Nariz sangra, mas nada pode fazer. O homem #2 segura no queixo do jornalista.

HOMEM #2
Tu num fica de graça não, que perdi uma boa grana por sua causa, mané!
Era pro diretorzinho ter ido pro saco. Agora Moni Vasco quer a minha cabeça!

NILO
Moni Vasco? Qual o interesse dela nisso?

HOMEM #2
Ela quer te convencer que o autor dos crimes é o Vinnie, sabe pra quê?
Pra te usar em favor dela, mané!

Nilo segura a raiva, só encarando-o.

HOMEM #2
Ela precisa de alguém com boa reputação pra limpar a dela.
Principalmente quando ela tomar o morro todo da outra facção. A Círculo Fechado.

NILO
E tá me contando tudo isso por quê? Tá esperando que eu te salve?

HOMEM #2
Deveria.

SOM DE MOTOS se aproximam.

HOMEM #3
ih, sujou, sujou!

Quatro motos cercam a rua, mas o segundo bandido consegue fugir. Uma das motos para, o sujeito de capacete puxa a arma da cintura e aponta na direção de Nilo. O homem #2 tenta correr, mas leva um TIRO pelas costas.

O homem #2 cai na calçada, morto. Nilo se assusta, e o motoqueiro faz sinal com a arma para ele entrar. Nilo entra de costas e os motoqueiros seguem seu rumo.

Em Nilo.

CENA 34 INT – PRÉDIO ONDE MORA MURILO / CORREDOR – NOITE

Murilo acaba de sair do elevador para a penumbra. Tateia a parede e aperta o interruptor. A luz acende. Murilo segue até o apartamento.

INSERT – INTERRUPTOR

A mão masculina e misteriosa desliga.

VOLTA À CENA

Murilo se assusta.

MURILO
Mais essa. (abre a bolsa) Cadê meu celular?

Murilo encontra, a luz do celular ilumina bem o rosto do jornalista. CLOSE nele. Quando vai direcionar para o corredor, GRANDE SUSPENSE.

Murilo recebe um GOLPE na cabeça. O celular cai de cabeça para baixo e o cenário escurece novamente.

FADE TO BLACK

FIM DO EPISÓDIO

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padrao


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