Cyber trends – Programa 07 – Top 6 dos maiores livros da literatura Brasileira

leia em 3 min


Oi meus amores! Tudo bem?! 

Hoje voltaremos ao mundo fantástico dos livros e vamos ver os 5 maiores clássicos da literatura brasileira.

Vamos ver?! Sim! Vamos!

Macunaíma (1928), Mário de Andrade

macunaima

“A busca de Mário de Andrade pela “verdadeira identidade nacional” resultou na sua obra-prima Macunaíma. O livro tornou-se um dos grandes marcos do movimento modernista no país. Nele, Mário de Andrade exalta as características malandras do protagonista, que nascido na selva chega à cidade cheio de heranças indígenas.”

Grande Sertão: Veredas (1956), João Guimarães Rosa

grande sertão

“Uma grande odisseia sertaneja. Grande Sertão: Veredas traz a cultura nordestina e as angústias do jagunço Riobaldo para as páginas. Em conflito consigo mesmo, Riobaldo tenta convencer o leitor e a ele próprio de que é inocente dos seus atos como jagunço, do amor que sente por Diadorim e do pacto que fez com o diabo.”

O Sítio do Pica-pau Amarelo (1920-1947), Monteiro Lobato

sitio do picapau

“O principal clássico da literatura infantil brasileira. O Sítio do Pica-pau Amarelo é uma série de 23 livros sobre as aventuras dos netos da Dona Benta, Pedrinho e Narizinho. Passam por mil e uma aventuras na companhia de seus inseparáveis bonecos Emília, a boneca de pano falante e Visconde de Sabugosa, um sábio boneco de sabugo de milho. Aventuras que pontualmente acabam a tempo de comer os quitutes preparados pela Tia Nastácia.”

Mar Absoluto (1945), Cecília Meireles

mar absoluto

“Mar Absoluta traz um conjunto de poemas de Cecília Meireles nos quais ela explora muito das suas origens familiares portuguesas, trazendo o mar como símbolo da época dos descobrimentos. Aborda ainda a plenitude do mar por uma ótica de perigo, de confronto. O título traz ainda a ideia de mar infinito, sem limites nem barreiras.”

Dom Casmurro (1899), Machado de Assis

dom casmurro

“Considerado pela crítica especializada como o terceiro romance da Trilogia Realista de Machado de Assis. Dom Casmurro é um relato em primeira pessoa de Bento Santiago sobre a sua própria vida. O leitor acompanha a sua infância, a vida no seminário, o romance com Capitu e as desconfianças e ciúmes que sente da mulher que ama desde criança.”

O Cortiço (1890), Aluísio Azevedo

cortico

“Como o próprio nome indica, o romance naturalista de Aluísio Azevedo se passa em um cortiço carioca. Apesar de ter um protagonista, João Romão, o livro intercala a sua história com vários episódios da vida dos moradores do cortiço. Este formato faz com que muitos digam que afinal a personagem principal do romance é a massa de gente, a coletividade que vive naquele ambiente.”

E aí meus amores?! Gostaram?

Semana que vem tem mais. Aguardem. Estou ficando por aqui hoje.

Até domingo. Bjsssssss!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Alessandro Fonseca
Alessandro Fonseca é natural da cidade de Ariquemes localizada no estado de Rondônia. É escritor profissional e faz sucesso na Plataforma Wattpad, onde ficará conhecido por publicar livros LGBTS que quebraram padrões e tabus, juntos de velhos clichês, dando uma nova repaginada. Seus livros de maiores sucessos, são: Hotel Cassindrina, Um nerd em minha vida e Diamante - O medo.
>
Criar conteúdo
Enquete
Votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Cyber Editor
Publique ou agende capítulos e chamadas de divulgação de sua História