Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on telegram

Escândalo – Capítulo 39 (Último)

CENA 01. REDE SONHO DE TELEVISÃO. AUDITÓRIO. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: Love Me Like You Do – Ellie Goulding ===

Auditório lotado de convidados, repórteres e fotógrafos. Haila conversa com Renato, Guilherme e Zu.

HAILA
Tô com saudade dos bebês?

RENATO
Fica tranquila, que eles estão em ótimas mãos.

HAILA
Eu sei, mas é que não aguento ficar um minuto longe deles.

ZU
Vai dar tudo certo. Confia.

GUILHERME
Vou ver onde meu pai está.

ZU
Ele deve estar lá dentro com a Lili.

RENATO
Ela tava com a Rá e com a Mônica, pelo que meu pai falou. Acho que o Miguel ainda não chegou.

GUILHERME
Se é assim, só resta esperar.

HAILA (procura com o olhar)
Também não tô vendo o César.

ZU
Esse deve estar morrendo de ansiedade, né? Não é hoje que acaba o casamento da Lili com o Miguel? Então.

RENATO
É amanhã, mas sabe como é a mídia. Pra quem vocês torcem? Pro César ou pro Miguel?

ZU
Nem olha pra mim.

GUILHERME
Eu torço por mim… com você, Zu.

ZU
Ai, que fofo! (beija Guilherme)

HAILA
Eu torço pra Lili ser feliz com quem ela escolher. De preferência, com um filho na barriga.

Todos riem. Raúla e Mônica se aproximam e cumprimentam os outros quatro com beijos e abraços.

ZU
Cadê a Lili?

RAÚLA
Foi resolver umas coisas e já vem.

MÔNICA
Antes que perguntem, ela não falou nada pra gente.

CORTA. Mário, de pé num canto, dá entrevista para Lígia e é fotografado por Nando.

MÁRIO
Esse livro fala de relações duradouras, daquelas que vêm de encarnações passadas. Mais ou menos, como aconteceu o encontro com a mulher da minha vida.

LÍGIA
Então é um romance biográfico?

MÁRIO
Não exatamente. Acho que foi o livro que me inspirou a ver na Raúla as qualidades que tanto busquei numa mulher.

RAÚLA (se junta e abraça Mário por trás)
O que estão falando de mim?

MÁRIO
Que você é a melhor noiva do mundo.

LÍGIA
Você deve estar toda orgulhosa do seu amado, né, Raúla?

RAÚLA
Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Hoje estou firme, forte, plena e apaixonada… de verdade.

LÍGIA
Você já era fã do trabalho do Mário faz quanto tempo?

RAÚLA
Eu não era, mas a Lilian, que é a minha melhor amiga, leu todos os livros dele.

LÍGIA
Onde ela está?

RAÚLA
Deu uma saidinha pra resolver umas coisas, mas já vem.

CORTA PARA

CENA 02. MANSÃO DE LILIAN. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Lilian entra pela porta e anda até a mesa. Senta-se na cadeira de Miguel. Tira a bolsa do ombro e o coloca no chão. Pega um livro e o coloca sobre a mesa. CAM na capa da biografia de Ruggero, com uma foto dele estampada.

CAM em Lilian. Ela abre o livro na capa interna e escreve algumas linhas. Fecha o livro. Abre a gaveta e pega um papel do tipo Post-it. CAM no papel, no qual Lilian escreve o nome de Miguel. CAM novamente em Lilian, que gruda o objeto na capa do livro.

César entra pela porta. Lilian olha pra ele, surpresa. Levanta-se e se aproxima dele.

LILIAN
Oi, César.

CÉSAR
Oi. (pausa) Não devia estar no lançamento?

LILIAN
Nós dois… Vim deixar o livro do Miguel. O Ruggero tinha me pedido pra dar o primeiro exemplar pra ele. E você?

CÉSAR
Tava indo pra lá, mas te vi no carro e resolvi falar com você sem ninguém por perto. (Lilian abaixa a cabeça) De repente, a gente pode ir junto pra/

LILIAN (levanta a cabeça)
Melhor não.

CÉSAR
Você não gosta mais de mim?

LILIAN
Te adoro, sim. Sempre te adorei… desde o primeiro encontro no restaurante. Nunca esperei encontrar alguém que me completasse como você. É sério. (pausa) Mas é que aconteceu tanta coisa depois disso… a Mônica, o Jairo, a Romina, o Miguel, o Ruggero, o casamento… A única coisa que tenho certeza é que o Miguel vai poder tomar posse dos bens dele. O resto…

CÉSAR
Você se apaixonou por ele, não foi?

LILIAN
Não posso dizer que não. Ele tem me surpreendido muito nesse tempo. Mas você também. (pausa) Vou pedir a separação e ficar um tempo sozinha pra pensar nos sentimentos. Se puder me dar essa chance/

CÉSAR
O que você quiser, meu amor.

LILIAN
Obrigada. (pausa) Vai na frente, que depois eu vou. É melhor que não nos vejam juntos e tirem conclusões falsas.

CÉSAR
Se prefere assim… (vai até a porta; vira-se para Lilian) Te dou os parabéns pelo livro agora ou na hora?

Lilian sorri. César corresponde e sai do cômodo. Lilian se apoia à mesa e fica pensativa.

=== SONOPLASTIA: Parce Que Je T’Aime Plus Que Moi – Mike Brant ===

CORTA PARA

CENA 03. REDE SONHO DE TELEVISÃO. AUDITÓRIO. INT. NOITE.

Breno e Renato conversam num canto.

RENATO
A expectativa pro programa da minha irmã tá enorme.

BRENO
É claro que você foi convidado, né?

RENATO
Eu e muita gente bacana, antenada com a música. Tá sabendo que a Camila também vai relançar a carreira, né?

BRENO
É, a Lili falou dela no blog.

RENATO
Meu CD novo também tá bombando.

BRENO
E o clipe com milhões de acessos.

RENATO
E pensar que eu não estaria mais aqui pra ver o sucesso.

BRENO
Ainda bem que aquele Renato deu lugar pra outro bem melhor, mais cheio de vida.

RENATO
E você? Soube que tá de namorada nova.

BRENO
Quase isso. (aponta) Olha lá.

Nando, que está conversando com Michele ao longe, se vira de costas e vê Breno e Renato. Aproxima-se deles.

RENATO
Fala, Nando. (a Breno) Vocês tão morando juntos?

BRENO
Estamos. O César se mudou pra um apartamento maior, e aí o Nando ficou comigo. A gente tá junto.

RENATO
E aí, Nando? Ele tá te pentelhando muito? (ri)

NANDO
Que nada! (abraça Breno de lado) A gente tá dando certo junto, então resolvemos juntar os trapos.

RENATO
Parabéns!

BRENO
Obrigado, amigão!

RENATO

E a Nara? Ela sumiu depois que acabou a quarentena.

NANDO (a Breno)
Eu conto ou você conta?

BRENO
Ela e Sérgio estão na maior lua de mel.

CORTA PARA

CENA 04. VENEZA. RESTAURANTE. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA MUDA PARA Dans Mon Île – Caetano Veloso ===

Nara e Sérgio jantam à mesa e à luz de velas num restaurante. Trocam olhares e sorrisos entre uma garfada e outra nos pratos de espaguete. Um garçom aparece com uma bandeja e enche as taças de vinho. Depois ele se afasta.

SÉRGIO
E pensar que nunca mais ia poder jantar com você assim, a sós, numa vista como essa.

NARA
Tudo porque fiquei cega e me deixei enganar.

SÉRGIO
Mas isso não importa mais. Estamos juntos, não é mesmo?

NARA
Se depender de mim, pra sempre.

SÉRGIO
Pra sempre.

NARA
Eu te amo.

SÉRGIO
Eu também te amo.

Sérgio se levanta devagar e anda até Nara. Abaixa-se e a beija romanticamente. Nara corresponde e envolve os braços em Sérgio.

CORTA PARA

CENA 05. REDE SONHO DE TELEVISÃO. AUDITÓRIO. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA MUDA PARA Bad Guy – Billie Eilish ===

Lilian entra no auditório e é cercada de repórteres e de fotógrafos.

REPÓRTER 1
Lilian, é hoje que você e Miguel di Capri comemoram o aniversário de casamento, não é?

REPÓRTER 2 (ao mesmo tempo)
Onde ele está?

LILIAN
Hoje eu só vou falar do livro.

REPÓRTER 3
Mas, Lilian, por que ele não veio com você?

LILIAN
Ele não está? Não sei. (tenta andar) Me deixem passar

RAÚLA (se junta)
Que isso, gente? Vamos deixar ela ir lá pra mesa. Depois vocês fazem perguntas pra ela.

REPÓRTER 1
Como está o romance com o Mário Fradique?

RAÚLA
Muito bem. (puxa Lilian) Vamos pra lá, miga.

CORTA. Mônica e César conversam perto da janela lateral.

MÔNICA
Você demorou.

CÉSAR
Tive um imprevisto… Passei na casa da Lilian.

MÔNICA
E aí? Ela disse alguma coisa?

CÉSAR
Pior que não.

MÔNICA
Ela tá muito indecisa. Muita pressão em cima dela.

CÉSAR
E você? Tá indecisa?

MÔNICA
De quê? (pensa) Ahn… Agora só quero pensar em mim, cuidar da minha carreira. Soube que eu fui indicada pro prêmio, né? Já pensou se eu ganho?

CÉSAR
Não tive a mesma sorte… mas vou torcer por você.

MÔNICA
Obrigada, amor. (beija-o no rosto) Sem segundas intenções, claro. (ri) Assim que o Serginho voltar de Roma, vou encher o saco dele pra me dar um papel na novela dele. Dessa vez, quero ser vilã.

CÉSAR
Bem capaz. Depois do que você aprontou na live pra convencer a Nara a voltar pra ele…

MÔNICA
Mais de um milhão de gente me ajudando, né? Ih, olha lá o Miguel.

CORTA. Miguel entra pelo acesso do fundo e se junta a Lilian, que está de pé com Raúla perto da mesa de autógrafos.

=== SONOPLASTIA MUDA PARA Rumour Has It – Adele ===

MIGUEL
Oi, Lilian.

LILIAN (se levanta)
Miguel, você tava aí? Não te vi.

MIGUEL
Fiquei assistindo ao teste da Roberta, aquela moça que te falei.

LILIAN
Tinha me esquecido. A nora da Cristina, né?

MIGUEL
Muito talentosa. Combina bem com a tela, acredita? (pausa) Ficou de assinar o contrato na segunda. Como está por aqui?

LILIAN
Cheio de gente, né? Olha só.

MIGUEL
Meu pai deixou muitos admiradores.

LILIAN
E também inimigos. Ah, passei em casa e deixei o seu livro lá, tá?

MIGUEL (ri)
E não me falou nada?

LILIAN
Era surpresa. Ordem do teu pai. Sabe como ele não gostava de ser desobedecido.

MIGUEL
Nem me fala.

Laura e Melita se aproximam de Lilian e Miguel.

LAURA
Posso te roubar um pouquinho a minha filha?

MIGUEL
À vontade. Fica com ela, que eu vou conversar com a minha/

MELITA
Se me chamar de madrasta em público, vou ficar zangada, hein!?

MIGUEL
Ia dizer amiga. (a Laura e Lilian) Com licença.

Miguel e Melita se afastam. CORTA. Renato, Milton e Benjamin conversam no meio do salão.

RENATO
O Fábio da gravadora tá esperando vocês dois lá.

MILTON
O Benjamin que vai voltar a cantar.

RENATO
Você e a Laura também. Agora não tem mais escapatória.

BENJAMIN
Tá vendo? Meu filho tramando pelas costas.

RENATO
Gravei a cantoria de vocês no batizado das crianças e aí…

MILTON
Você fez o quê?

BENJAMIN
Mandou pra gravadora?

RENATO
Na verdade, coloquei no meu canal no tube e o pessoal da gravadora viu.

MILTON
Teu filho é pior que vírus. Ataca os velhos.

Os três riem. CORTA.

=== SONOPLASTIA MUDA PARA Many Shades of Black – Adele ===

Mário e Lilian sentados lado a lado. Uma imensa fila se forma à frente de cada um. Entre CORTES DESCONTÍNUOS, eles assinam sorridentes os livros para Haila, Renato, Milton, Benjamin, Breno, Nando, Laura, Mônica, Melita, Arnaldo, Guilherme e Zu. Raúla abraça Lilian e depois beija Mário por cima da mesa. César vem em seguida e troca olhares com Lilian. Ela autografa o livro dele e o entrega na mão. César se afasta. Miguel pega um exemplar com Mário e lhe dá um aperto de mãos. Abraça Lilian em seguida.

CORTA PARA

CENA 06. APARTAMENTO DE MÁRCIO. SALA. INT. DIA.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Márcio entra com Yoná. Ela coloca a bolsa no chão, tira os sapatos de salto alto e manca até o sofá, onde se deita. Márcio vai até a estante de bebidas e se serve.

MÁRCIO
Quer um drinque, amor?

YONÁ
Não. Só quero descansar os meus pés. Fazia um tempão que eu não sabia o que era bolha no pé.

MÁRCIO (se senta no outro sofá)
Você sabe que hoje é o lançamento da biografia do Ruggero, não sabe?

YONÁ
A Lilian me chamou, mas não sou bem-vinda. A Melita…

MÁRCIO
O que você e o Ciro fizeram é difícil de esquecer.

YONÁ
A diferença é que eu me arrependi e estou disposta a mudar. Foi muito triste a morte dele. Apesar de tudo, eu o amava.

MÁRCIO (toma um gole)
Amava mesmo?

YONÁ
De um jeito estranho, mas amava. (se senta) Não é igual amo você, mas… Eu nunca vou esquecer. A gente tinha uma química que impressionava. Na cama, então… (ri) Mas o meu lado mais feminino, ele não conseguia preencher… ou eu não deixava, sei lá.

MÁRCIO (se senta ao lado de Yoná)
O que você acha disso?

=== SONOPLASTIA: ROMÂNTICA ===

Márcio beija Yoná com paixão durante alguns segundos.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 07. REDE SONHO DE TELEVISÃO. AUDITÓRIO. FRENTE. EXT. NOITE.

Lígia grava uma reportagem para a Sonho, em frente ao portão do auditório.

LÍGIA
Está ocorrendo agora o lançamento da biografia do grande empreendedor das telecomunicações, Ruggero Fontana, falecido no ano passado. Muitos amigos e famosos estão presentes no evento, entre eles a autora do livro, Lilian Cordeiro, e o filho do homenageado e atual magnata Miguel di Capri, além da modelo e apresentadora Raúla Negri, dos atores César Rinaldi, Breno Reis e Mônica Fischer, dos cantores Renato Monte e Benjamin Montenegro, além do escritor Mário Fradique, que também lança seu livro, O Despertar dos Sonhos. Mas a grande expectativa está mesmo por conta do futuro do casamento de Lilian e Miguel. Eles se recusaram a falar sobre o assunto antes da coletiva de amanhã. Lígia Sampaio, de São Paulo, para o Jornal Mundial.

=== SONOPLASTIA: Apenas Mais Uma de Amor – Lulu Santos ===

CORTA PARA

CENA 08. PRAÇA DA SÉ. EXT. DIA.

Amanhece. Imagem da praça lotada de pessoas e animais: crianças correndo pra todo lado; jovens namorando e ouvindo música pelos fones de ouvido; pessoas caminhando com cachorros; idosos se exercitando.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 09. APARTAMENTO DE CÉSAR. SALA. INT. DIA.

CLOSE em César, surpreso e contente.

CÉSAR
Tem certeza?

PLANO MÉDIO. Sala espaçosa com janelas amplas e abertas. Móveis com tons de branco, azul e verde. Sofás espaçosos e uma TV de 60 polegadas encostada à parede da direita.

César, Breno e Mônica conversam.

BRENO
Acabou de passar na televisão. O Miguel e a Lilian vão mesmo se separar. É só o tempo de os bens serem passados definitivamente pro nome dele, e hoje ainda eles assinam o divórcio.

CÉSAR
Tão rápido assim?

MÔNICA
Eles já tinham combinado tudo.

CÉSAR (sem confiança)
Então eu tenho chance?

MÔNICA
Se você lutar por ela… Vê lá o que vai fazer. Aproveita, que a chance é agora.

CÉSAR
Será? Às vezes eu penso que se eu forçar…

MÔNICA
Você ainda tá com dúvida? Porque se for, não sei por que foi pra casa dela ontem.

BRENO
Você nunca foi de ficar insegurança. O que aconteceu?

CÉSAR
Amor?

MÔNICA
Amor, sei… Se você deixar a Lili escapar, eu te bato, ouviu bem? Vai levar palmada.

CÉSAR
Qual é? Tá me ameaçando, é?

MÔNICA
Querido do meu coração, você sabe que não sou mulher de ameaça.

CÉSAR
Tá bom. Você me convenceu. Fui! (sai)

BRENO
É o que tô vendo, ou você não tá mais a fim do César?

MÔNICA (triste)
O pior é que eu tô; mas, se tiver que ser assim, vou fazer o quê?

CLOSES alternados entre eles.

CORTA PARA

CENA 10. MANSÃO DE LILIAN. ESCRITÓRIO. INT. DIA.

Miguel e Lilian entram juntos.

MIGUEL
Quem diria? Há um ano eu era um pobre músico que fugia do pai ditador e agora sou o homem mais rico do Brasil.

LILIAN
Apesar dos pesares, até que o Ruggero não estava tão errado quando viu em você um empreendedor nato.

MIGUEL
Você, o Guilherme e a Melita têm sido de grande ajuda. Sozinho, eu não tinha nem começado.

LILIAN
Modéstia à parte, você tem sido o grande líder. Conseguiu resistir ao ataque do vírus na economia, mesmo que com dificuldade, e a tendência agora é duplicar os bens em poucos anos. Você sabe que sempre vai poder contar comigo, não é?

MIGUEL
Sei, sim. Desde o dia em que você apareceu arrasada e aos prantos naquela praça, lembra?

LILIAN
Obrigada por tudo. De coração. (abraça Miguel)

MIGUEL
O Arnaldo já está colocando tudo no carro, e eu já vou pra casa nova…. pra vida nova.

LILIAN
Ah, não esquece o livro. (pega-o na mesa)

MIGUEL
É mesmo. (pega com Lilian) Minha história está contada aqui… pelo menos uma parte dela.

Miguel sorri e dá um beijo no rosto de Lilian; sai em seguida. Lilian anda pensativa pelo escritório. O celular toca. Lilian estranha o número, mas atende.

LILIAN
Alô? (tempo) Sou eu mesma. (tempo) Quem? (tempo) Sei onde fica, mas… É urgente? (tempo) Em meia hora, eu tô aí. (tempo) Obrigada.

Lilian desliga e fica apreensiva com a ligação.

CORTA PARA

CENA 11. HOSPITAL. CORREDOR. INT. DIA.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

Uma enfermeira leva Lilian até um quarto.

ENFERMEIRA
É esse aqui.

LILIAN
Obrigada.

Lilian entra.

CORTA PARA

CENA 12. HOSPITAL. QUARTO. INT. DIA.

CAM por trás de uma pessoa deitada no leito e com a cabeça enfaixada. Lilian fecha a porta; vira-se de frente para o doente e fica surpresa.

LILIAN
Você?

=== SONOPLASTIA OFF ===

CAM em PLANO MÉDIO exibe Norma muito doente e cheia de hematomas no rosto. Lilian se aproxima devagar. Norma fala com dificuldade.

NORMA
Vem cá.

LILIAN (fica ao lado de Norma)
Meu Deus! O que aconteceu?

NORMA
Tava trabalhando… Aí consegui um cara, e ele queria ir na festa ontem… Eu queria ver o meu filho, ver o Miguel… Ele me levou pro meio do mato e me bateu… Quebrou minha costela… Meu pulmão…

LILIAN
O Miguel te bateu?

NORMA
Não… Um outro cara… Nunca tinha visto… O Miguel nunca me bateu. Ele é um anjo…

LILIAN
Tenta não falar muito.

CLOSE em Norma.

CORTA PARA

CENA 13. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PRÉDIO ADMINISTRATIVO. SALA DE MIGUEL. INT. DIA.

Miguel conversa com César no sofá.

MIGUEL
O melhor que a gente tem a fazer é não interferir e deixar ela escolher o que quer.

CÉSAR
Também acho, mas é que essa situação tá me matando.

MIGUEL
A mim também. Por que raio a gente foi gostar da mesma mulher?

CÉSAR
Antes eu queria todas atrás de mim. Agora sou eu que tô atrás da Lilian.

MIGUEL
Se você ama tanto…

CÉSAR
O que tá falando? Que vai abrir mão dela pra me ver feliz.

MIGUEL
Pela felicidade de vocês dois, por que não? O que tem entre nós é muito maior do que… como é que eu vou dizer? Relação possessiva. Não vou suportar saber que a Lilian me escolheu, vendo você acabado.

CÉSAR
E você sai perdendo?

MIGUEL
Alguém tem que ceder, não é?

CORTA PARA

CENA 14. HOSPITAL. QUARTO. INT. DIA.

Continuação da cena 12.

LILIAN
Você vai se recuperar e vai poder reconquistar o Miguel, provar pra ele que pode mudar.

NORMA
Não tem mais jeito… Foi por isso que pedi pra te chamar… O Miguel te ama… Eu sei.

LILIAN
Como amigo, é só isso.

NORMA
Ele te ama…

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

Norma vira a cabeça pro lado e morre. Lilian anda pra trás, chocada. Abre a porta e sai apressada. CLOSE em Norma.

CORTA PARA

CENA 15. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PRÉDIO ADMINISTRATIVO. SALA DE MIGUEL. INT. DIA.

Miguel fala com Lilian ao celular. Está de pé próximo à mesa. César sentado no sofá. Mônica entra.

MIGUEL
(consternado) Como foi? (tempo) Eu converso com meu filho, pode deixar. (tempo) Ele vai sofrer muito. (tempo) Ainda bem que ela te chamou/ (tempo) Ela falou isso? (tempo) Não se deixa influenciar. A decisão é… (tempo) A gente se fala. (desliga)

MÔNICA
O que aconteceu?

MIGUEL
A Norma. Ela se foi. Vou falar com meu filho. Fiquem à vontade.

CÉSAR
E o que a Lilian foi fazer/ (Miguel sai)

MÔNICA (abraça César)
Depois você vê isso. O momento agora é deles dois. O Gui vai sofrer muito.

César e Mônica se sentam no sofá e ficam abraçados.

CORTA PARA

CENA 16. RIO DE JANEIRO. AVENIDA ATLÂNTICA. EXT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: Primeiros Erros – Mikefoxx ===

Letreiro: “Alguns dias depois”.

CAM no meio da pista. Veículos transitam nos dois sentidos em FAST MOTION.

CORTA PARA

CENA 17. RIO DE JANEIRO. PRAIA DE COPACABANA. AREIA. EXT. NOITE.

PLANO GERAL. Uma multidão de fãs, presente no show, grita e assobia. Palco no centro da tela.

FÃS
Renato! Renato! Renato!

CORTA. PLANO MÉDIO. CAM em Renato no palco com a banda.

RENATO
Falei que ia voltar, não falei? (gritos da plateia) Pra começar o show, tem um convidado muito especial. Quem tem mais de cinquenta anos conhece. Com vocês, Benjamin! (gritos) Vem cá, pai.

CORTA PARA

CENA 18. MANSÃO DE LILIAN. SALA DE TV. INT. NOITE.

Laura, Melita, Raúla e Mônica correm pra frente da TV.

LAURA
É agora.

RAÚLA
Pena que a Lili vai viajar logo agora.

MELITA
Vamos ouvir.

A banda começa a tocar Só Hoje. Na TELA da TV, Benjamin entra no palco e abraça Renato.

RAÚLA
Ooowwnnn! Que fofo!

Benjamin e Renato cantam uma estrofe alternadamente; depois cantam juntos o refrão. As mulheres no sofá balançam a cabeça pra um lado de cada vez, repetitivamente.

MELITA (após o refrão)
Te amoooooo!

LAURA
Renato teve a quem puxar.

RAÚLA
E eu também, né, Laura?

ZU
Gente, cadê a Lili?

MÔNICA
É mesmo… vou lá ver.

Mônica sai correndo. Na TV, Benjamin volta a cantar sozinho. Melita manda beijos com as mãos. Laura e Zu sorridentes.

CORTA PARA

CENA 19. MANSÃO DE LILIAN. SEGUNDO ANDAR. CORREDOR. INT. NOITE.

Mônica vem das escadas e vê Lilian saindo do quarto.

MÔNICA (se junta)
O que você tá fazendo aí? Não tá na hora do voo, menina?

LILIAN
Desisti do voo.

MÔNICA
Como assim desistiu?

LILIAN
Vou encontrar o meu amor. Meu coração apitou.

MÔNICA
Ele ou alguém que conheço e que já morreu?

LILIAN
Não posso dizer que não pesou, mas fui eu que escolhi meu final… Me deseja sorte.

MÔNICA
Posso saber quem é o felizardo?

LILIAN
Depois. Deixa eu correr lá, antes que eu perca a chance da minha vida. (solta Mônica e corre pra escadaria)

MÔNICA
Ei! Me espera!

Mônica ri contente e corre atrás de Lilian.

CORTA PARA

CENA 20. APARTAMENTO DE CÉSAR. SALA. INT. NOITE.

César vem apressado do corredor. Breno e Nando sentados no sofá.

CÉSAR
Se o Sérgio ligar, fala que tive que ver uma coisa na rua.

BRENO
Aonde é que você vai?

CÉSAR
Encontrar a mulher da minha vida. (sai)

BRENO
César! (a Nando) O que deu nele?

NANDO
Não ouviu o que ele falou? Assim a gente aproveita e…

Nando beija Breno com paixão. Eles se deitam no sofá, com Breno por cima.

CORTA PARA

CENA 21. GALERIA DE ARTE. SALA DE MÚSICA. INT. NOITE.

Miguel, Guilherme e Zu andam pela sala. Guilherme triste, mas Zu radiante.

ZU
Que lindo isso aqui, Gui!

GUILHERME
Pra mim não tem nada lindo, não.

ZU (abraça Guilherme)
Não fala assim, não. Onde quer que a sua mãe esteja, ela tá olhando por você.

MIGUEL
A Zu tá certa. Levanta essa cabeça. Olha isso aqui… o piano. Te trouxe aqui pra me ver tocar.

GUILHERME
Desculpa, pai. Tô sem ânimo. (sai)

MIGUEL
Vai com ele, Zu. Ele precisa muito de você.

Zu sai atrás de Guilherme. Miguel anda até o piano e observa cada detalhe. Passa a mão pelo instrumento branco. Depois se senta e abre a tampa. Respira fundo. Segundos. Começa a tocar.

=== SONOPLASTIA: Clair de Lune – Debussy ===

CORTA PARA

CENA 22. GALERIA DE ARTE. CORREDOR. INT. NOITE.

Lilian vem pelas escadas e anda apressada. Mônica aparece atrás dela.

MÔNICA
Peraí! Me espera.

LILIAN
Tá, mas vem rápido, que ele tá aí.

MÔNICA
Eu tô ouvindo, né?

César sai por uma porta e se coloca à frente das moças. Lilian e Mônica ficam surpresas.

CÉSAR
Não aguentava mais esperar. Não posso mais viver sem você.

LILIAN (sorri)
César.

CÉSAR
Você estava certa… Você é a mulher da minha vida… Mônica.

Lilian abre a boca surpresa e feliz. Olha para Mônica e lhe deseja sorte com as mãos. Olha novamente para César.

LILIAN
Acho que o destino falou com todos nós ao mesmo tempo, né?

Lilian sorri e vai para a sala de música. César se aproxima de Mônica e pega nas mãos dela.

CÉSAR
Nesse tempo todo fiquei pensando que amava, mas era sempre a mulher errada: a Romina, depois a Raúla, a Lilian e tantas outras… Não conseguia ver a mulher especial que existia por trás daquela maluca que parecia só pensar em fama, em sucesso. Era você fazendo de tudo pra chamar a minha atenção. Demorei pra entender, mas consegui.

MÔNICA
A culpa foi minha.

CÉSAR
Não, não foi. Você tinha razão quando a gente brigava. Você tinha ciúme porque eu era o idiota da relação/

MÔNICA
Não fala mais nada. Deixa eu te olhar.

Mônica e César trocam olhares.

CORTA PARA

CENA 23. GALERIA DE ARTE. SALA DE MÚSICA. INT. NOITE.

Lilian se aproxima lentamente de Miguel, que continua tocando piano. Segundos. Miguel olha para o lado e vê Lilian. Para de tocar.

=== SONOPLASTIA OFF ===

MIGUEL
Lilian? Achei que tivesse/

LILIAN
Vim te buscar. A Nara preparou tudo pra sua apresentação no teatro mais badalado de Roma. Ela e o Sérgio chegaram lá anteontem. Falei que a passagem era pras nove, mas, na verdade, é pras onze. (pega algo na bolsa) Aqui estão: duas passagens e os nossos passaportes. (coloca de volta na bolsa e se junta a Miguel) Como é que se diz “eu te amo” na linguagem musical?

MIGUEL (se levanta)
Eu chamei o César/

=== SONOPLASTIA: La Vita Mia – Amedeo Minghi ===

Lilian beija Miguel e é correspondida.

CORTA PARA

CENA 24. GALERIA DE ARTE. CORREDOR. INT. NOITE.

César e Mônica se beijam. Segundos. Zu e Guilherme sobem pela escadaria. Ficam chocados ao verem o casal aos beijos. Zu pega Guilherme pela mão e o leva para a sala de música.

CORTA PARA

CENA 25. GALERIA DE ARTE. SALA DE MÚSICA. INT. NOITE.

Zu e Guilherme entram de mãos dadas e veem Miguel e Lilian se beijando. Guilherme fica atônito. Zu fala ao ouvido.

ZU
Eu já sabia.

GUILHERME
É… Eu também.

Guilherme esboça um sorriso para Miguel e Lilian. Zu se encosta a Guilherme.

FADE OUT

CENA 26. CENÁRIOS DIVERSOS. PASSAGEM DE TEMPO.

FADE IN. Os trechos a seguir são exibidos entre CORTES descontínuos. Diálogos em OFF.

ROMA. HOTEL. QUARTO DE LILIAN E MIGUEL. INT. DIA.
– Lilian e Nara se abraçam. Miguel e Sérgio se dão um aperto de mãos. Todos sorridentes. CORTA. Miguel mostra o livro aberto com a dedicatória de Lilian. Eles se beijam.

REDE SONHO DE TELEVISÃO. ESTÚDIO. SALA DE REUNIÕES. INT. DIA.
– Melita à cabeceira. Ela faz uma reunião com Breno, César, Mônica e Tony.

REDE SONHO DE TELEVISÃO. ESTÚDIO. PROGRAMA DA RAÚLA. CENÁRIO. INT. DIA.
– Zu e Guilherme abraçados. Raúla anda pelo cenário e fica apaixonada. Mário entra e fecha os olhos dela com as mãos, por trás. Ela fala algo. Mário a vira de frente e a beija.

GRAVADORA. ESTÚDIO. INT. DIA.
– Benjamin grava uma música. CORTA. Milton e Laura gravam juntos outra música. Renato e Haila comemoram do outro lado, por trás do vidro, com um produtor.

CEMITÉRIO. EXT. DIA.
– Zu e Yoná visitam o túmulo de Pedro e o de Ciro, deixando flores em cada um. CORTA. Elas se abraçam e vão embora unidas.

ROMA. HOTEL. QUARTO DE LILIAN. INT. DIA.
– Lilian acorda; se espreguiça e vê uma bandeja de café da manhã com um bilhete. Ela se levanta e lê: “A noite foi ótima. Fui pro ensaio. Te espero à noite. Miguel.”.

ROMA. TEATRO. INT. NOITE.
– Miguel entra sob aplausos. Lilian, Nara e Sérgio na primeira fila. CORTA. Miguel toca piano. CORTA. Toda a plateia aplaude Miguel de pé. Miguel faz a reverência e sorri para Lilian.

REDE SONHO DE TELEVISÃO. ESTÚDIO. BANHEIRO FEMININO. INT. NOITE.
– Mônica abre o teste de gravidez. Fica assustada. CAM no exame, com o escrito “Positivo”. CAM em Mônica, que comemora.

PRAÇA. EXT. DIA.
– Haila e Renato andam e carregam ao carrinhos com os bebês dentro. Aparecem duas fãs, que pedem autógrafos para Renato. Ele assina, e as moças agradecem. Haila e Renato se beijam.

IGREJA CATÓLICA. INT. DIA.
– Haila e Renato, Lilian e Miguel, Mônica e César, Benjamin e Melita e Zu e Guilherme se casam. Cada casal se beija de uma vez, entre CORTES.

IGREJA EVANGÉLICA. INT. DIA.
– Yoná e Márcio se casam. O pastor abençoa o casal, que se beija.

MANSÃO DE LILIAN. SALA. INT. DIA.
– Um juiz de paz casa Raúla e Mário e depois Breno e Nando. Milton e Laura se abraçam, enquanto assistem. Sérgio e Nara se beijam.

CORTA PARA

CENA 27. MANSÃO DE LILIAN. FRENTE. EXT. DIA.

=== SONOPLASTIA EM FADE ===

Lígia grava uma reportagem em frente ao imóvel.

LÍGIA
A cegonha decidiu desembarcar na casa da Mônica Fischer e do César Rinaldi. O casal de atores mais amado do Brasil está sorrindo de orelha a orelha. A carreira de Benjamin Montenegro está de vento em popa e influenciando outros talentos da terceira idade a se lançarem na carreira. Os filhos, Renato Monte e Raúla Negri, também voltaram ao topo da fama. A chamada do novo programa da modelo ficou em primeiro lugar nos TTs. As Organizações Fontana ganha mais uma sócia, Nara Veloso, agora oficialmente. Lígia Sampaio, de São Paulo. (pausa) Até o próximo escândalo!

CORTA PARA

CENA 28. MANSÃO DE LILIAN. CORREDOR. INT. NOITE.

Lilian anda furiosa pelo corredor. Raúla atrás dela.

LILIAN
Ele não podia ter feito isso comigo!

RAÚLA
Fica calma. Depois vocês conversam.

LILIAN
Vou resolver isso agora.

Lilian entra na sala de jantar, seguida por Raúla.

CORTA PARA

CENA 29. MANSÃO DE LILIAN. SALA DE JANTAR. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: CÔMICA ===

FAST MOTION. Lilian grita, chora e esperneia furiosa. Raúla vem pela direita e tenta segurar Lilian.

CORTA. VELOCIDADE NORMAL. Aparece um leão sentado à mesa com um prato de presunto à frente.

=== SONOPLASTIA OFF ===

O animal olha para a CAM e ruge.

Efeito de fim de capítulo: imagem do leão congela; efeito de flash de fotografia; imagem fica em preto e branco.

F I M

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on tumblr

POSTADO POR

Marcelo Delpkin

Marcelo Delpkin

>